top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

AS JOIAS PARA A PRIMEIRA COMUNHÃO

Atualizado: 8 de nov. de 2022


Pulseira Prata Terço



Você sabe a história da Primeira Comunhão e sua relação com as joias? Aqui vamos te deixar por dentro desse tema!


A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (pão e vinho).


O pão é representado pela hóstia: um pão sem fermento, sem sal, feito com água e farinha de trigo e consagrado pelo sacerdote. Simbolicamente é esse o momento que devoto passa a ter contato com o corpo e sangue de Cristo.


Normalmente a Primeira Comunhão acontece na infância, no entanto, é possível fazer na fase adulta, desde que, como a criança, faça antes a catequese.


O objetivo da catequese é que se tenha conhecimento da história de Jesus.


A Bíblia é o principal material utilizado pelo professor para transmitir esses conhecimentos.


Como se preparar para a Primeira Comunhão?


Para se preparar para a Primeira Comunhão, a pessoa deve:

  • Compreender alguns princípios da Igreja Católica (são os temas da Catequese - curso religioso):

    • Os dez mandamentos;

    • Os mandamentos da Igreja;

    • A cerimônia da missa;

    • As principais orações, como: Ave Maria, Pai Nosso, outras;

    • Os sete Sacramentos: Batismo, Eucaristia, Crisma, Confissão, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio.

  • Fazer a confissão dos seus pecados ao padre da Igreja em que será comungado. A escolha da Igreja é de acordo com a preferência da família, aquela que já estão habituados a frequentar.

Nessa cerimônia, o padre fará a apresentação da criança a Deus, oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo. O padre pronuncia: “o Corpo e o Sangue de Cristo”; a criança responde: “amém” e recebe a hóstia na boca. Após comungar, a criança deverá se manter em silêncio e em oração.

O que usar para a Primeira Comunhão?

  • Costuma ser uma vestimenta clara em tons pastéis ou branca;

  • Durante a oração, usa-se uma vela longa e branca;

  • Um terço;

  • Uma pequena Bíblia ou Novo Testamento.

As joias são objetos que podem eternizar momentos importantes e nessa ocasião, elas trazem significados e simbolismos. Há diversas peças que são representativas para a cerimônia de Primeira Eucaristia e que se pode presentear, algumas joias carregam as características ideais:

  1. Pingente de Nossa Senhora, de Cruz ou do Espírito Santo;

  2. Pulseira ou colar de terço;

  3. Medalha de anjo da guarda;

  4. Anel com Cruz ou com a palavra Fé;

  5. Escapulário com a figura de Cristo e da Nossa Senhora;

  6. Escapulário com a figura do Espírito Santo e da Cruz;

  7. Escapulário com Santos (ex: São Jorge).

Há diversas opções de joias, no entanto, é importante que figurem símbolos religiosos apropriados para essa ocasião:

1° Os Santos para a Igreja Católica são pessoas que pela sua fé e outras virtudes foram elevadas à categoria de Santos. Os católicos usam-no em objetos e joias como protetores e como intermediadores entre eles e Deus.

2° Há muitas menções da Pomba na Bíblia, em especial, há uma passagem no Novo Testamento que faz conexão entre a pomba e o Espírito Santo: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” (Mateus 3:16). Tanto no escapulário quanto em outras peças é emblemático ter a pomba estampada.

O crucifixo ou a cruz tem simbolismo em diversas religiões, para os católicos representa o sacrifício de Jesus, quando foi pregado nela e morreu para a salvação de todos os seres humanos. Não é raro ver joias que trazem esse símbolo, feito de diversos materiais, cravejado ou não de pedras preciosas.

O uso do escapulário, para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo e oferece proteção. Há diversos modelos de joias, a mais frequente é com a figura de Jesus e de sua mãe Nossa Senhora, mas há escapulários com: Santos, Pomba, Anjos, Cruz ou palavras escritas (Fé ou Jesus).


Perpetue esse momento e expresse a fé com joias deslumbrantes que combinem com a devoção da família ou da pessoa que está fazendo a Primeira Comunhão.


Venha conhecer nossas joias para este momento único!


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page