top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

O QUE É E COMO USAR ESCAPULÁRIOS?

Atualizado: 8 de nov. de 2022


Escapulário Estrela 19 Pontas e Flor Da Vida



Escapulário é uma faixa de tecido que frades e freiras de algumas ordens religiosas usam pendentes sobre o peito.


Vem da palavra “scapula” e quer dizer que se traz sobre os ombros (escápula ou omoplata - osso na região dos ombros).


No princípio era um hábito longo que os monges vestiam em sinal de obediência e foi diminuindo de tamanho até chegar a dimensão que os escapulários têm hoje.


Em 1251, com a aparição da Nossa Senhora a São Simão Stock, acrescentou-se um novo significado ao escapulário e passou a ser o hábito da Virgem Maria e quem o usasse deveria imitar as virtudes da santa (Leia na íntegra aqui).



ESCAPULÁRIOS E A IGREJA CATÓLICA


Segundo a igreja católica, a história do escapulário é ligada a essa aparição da Nossa Senhora.


Conta-se que o monge estava rezando para Maria, rogando pela Ordem das Carmelitas, que estava praticamente destituída pelo Papa Honório III e, então, a mãe de Jesus apareceu a ele e o presenteou com um escapulário, anunciando que seria um sinal do seu amor e da defesa dos perigos, portanto, quem o usasse, estaria salvo.


Por isso, para os católicos, o escapulário é um símbolo de devoção e proteção (física e espiritual), é uma joia formada por duas imagens (uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora) unidas entre si por uma corrente, permitindo que se carregue por onde for.


Uma imagem fica na frente sobre o peito e a outra nas costas, atrás do pescoço. Também leva um pedaço de tecido, que seria uma parte das vestes utilizadas pelos freis carmelitas, por isso, o escapulário se torna uma vestimenta. Quem o usa, acaba vestindo o hábito carmelita.


Dizem que o escapulário deve ser um presente, assim como a Nossa Senhora ofertou ao monge, no entanto, não é uma regra sem exceção, nada impede que se possa adquiri-lo.


Por possuir um significado religioso, o escapulário é uma joia versátil e pode ser usada em diversas ocasiões, desde as mais informais até as mais elegantes. Mas é preciso que se lembre do motivo pelo qual se usa um escapulário, ele não é um mero acessório, ele simboliza a fé e devoção em Jesus e em sua mãe Maria.



CONFECÇÃO DE ESCAPULÁRIOS


O escapulário pode ser confeccionado com diversos materiais, tornando-o um peça de grande beleza e de significado sagrado, assim é um presente muito especial para se oferecer às pessoas. Quem presenteia com um escapulário católico deseja que o indivíduo que o recebeu tenha uma evolução espiritual e proteção maternal de Maria. É um ato de amor!


Apesar do escapulário carregar a figura de Jesus e da Nossa Senhora, nada impede que outros santos e geometrias figurem a joia.


Pode-se solicitar que um líder da igreja católica abençoe o escapulário com uma oração, pode ser pedido por quem presenteia como também por quem recebe o presente.



ESCAPULÁRIOS NA JOALHERIA ALTERNATIVA


Saindo do tradicional, a Joalheria Alternativa introduziu o uso do escapulário com simbologias que trazem bem-estar e harmonia, além de muita proteção, e você pode consagrá-lo utilizando as forças da natureza também, uma maneira diferente e eficaz de aumentar a Aura do objeto e torna-lo ainda mais sagrado.


Como o escapulário é um acessório de proteção, muitas pessoas dizem que jamais se deve tirá-lo, portanto, invista em uma peça feita de material nobre, como ouro ou prata, que são materiais antialérgicos, que não se danificam em contato com água (do banho, do mar e da piscina) e produto químicos como perfumes, cloros, sabonetes, etc.


Para quem gosta de joias ligadas à religiosidade, o escapulário é um elemento profundamente conectado com a fé cristã, especialmente para os católicos.


Há diversas joalherias que se empenham em criar peças com símbolos religiosos, como crucifixos, pombas (representando Espírito Santo), mão Hamsá, estrela de Davi e escapulários delicados com diversas figuras cristãs.



Obtenha seu escapulário para simbolizar e aprimorar sua religião!


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page