top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

DIFERENTES TIPOS DE SÍMBOLOS MÍSTICOS E SEUS SIGNIFICADOS



Você é fã de símbolos místicos e tem curiosidade de conhecer seus significados? Então continue aqui comigo! Quer ler sobre a história da simbologia? Reserve este link para depois desta leitura.


O termo símbolo, com origem no grego symbolon (σύμβολον) é um tipo de signo em que a imagem - o significante, representa algo abstrato - o significado, por exemplo: a palavra escrita tempo (significante) representa um conceito abstrato e plural do tempo (significado).


O valor ou significado é atribuído pelos usuários e não pelas características visíveis do objeto. Um símbolo carrega muitos significados, ele é um conceito e é uma força, pois ele transporta a experiência do ser humano para além do mundo imediato e sensível (apreendido com os órgãos do sentido).


Para o estudioso Leslie White (antropólogo norte-americano), o símbolo é a unidade básica do comportamento humano. A civilização só existe em razão do comportamento simbólico, inerente ao homem.


As religiões, as seitas, a mitologia ao longo da história da humanidade foram criando símbolos para representarem diversos aspectos das sociedades, como as suas crenças ou o seu modo de vida e estamparam esses símbolos em diferentes materiais, como uma maneira de carregar a sua força, a sua proteção, a sua devoção, e preservar verdades inacessíveis aos mortais comuns.


Há estudos na psicologia sobre os símbolos, Jung trabalhou com eles na maneira de tratar os seus pacientes e ajudá-los a trazer para o nível da consciência, os conteúdos representados pelos símbolos.


As joias, ao longo da sua história, apresentaram imagens que associavam os símbolos às questões místicas, pois através dos símbolos exprimem verdades profundas, fenômenos cósmicos, estrutura do Cosmo, psiquê humana e verdades transmitidas de geração em geração, que são uma herança coletiva que pertence a humanidade perpetuando através de metais duradouros os segredos da humanidade, como o fio de Ariadne dando acesso a um Universo Genuíno..


Os materiais e a maneira de confeccionar as joias foram se transformando, mas os símbolos continuam sendo usados com os seus significados.


As joias sempre exerceram fascínio sobre os seres humanos, seja pelo seu valor simbólico, pelo status que confere aos seus usuários ou pela sua beleza estética.


Traremos alguns símbolos normalmente estampados em joias e seus significados, para que você possa escolher com propriedade uma peça especial:




Olho Grego - é considerado um poderoso talismã que afasta energias negativas, como mau-olhado e inveja. É também chamado de olho turco e traz boa sorte.



Espírito Santo - representado pela pomba, no Novo Testamento essa ave é citada no batismo de Jesus Cristo. Usar esse símbolo demonstra fé, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, personificando o amor e trazendo proteção.



Estrela de Davi - a Estrela de seis pontas, formada por dois triângulos superpostos ou entrelaçados, encontrada no judaísmo, (onde é um símbolo de fé e o emblema nacional de Israel) no cristianismo e no islamismo e como base ao YANTRA indiano (usado como signo de meditação e amuleto). No sentido mais amplo, é frequentemente um símbolo da interpenetração do mundo visível e invisível.


Árvore da Vida - é citada no Antigo Testamento, Deus colocou no centro do jardim do Éden e comer de seus frutos mantém a vida, por isso representa fecundidade, vitalidade e capacidade de vencer desafios. Utilizada em diversas culturas ocidentais como celtas, gregos, romanos, persas, até culturas orientais, como a chinesa e a japonesa.


Mantra Om Mani Padme Hum - é uma ferramenta de conexão com nossa paz interior, por isso é indicado para todos aqueles que se permitem relaxar tanto a mente como o espírito. Por meio dele aprende-se a amar cada momento vivido, até mesmo as dificuldades, pois elas serão alimento para a verdadeira consciência.



Mandala Yantra - é um instrumento de Magia, deriva da raiz YAM, de origem Sânscrita, que significa “conter”, “dirigir”, contém ou direciona um determinado poder, uma determinada energia.





Dragão - representa o poder mágico do Universo e é guardião da magia, dos elementos e do conhecimento. Inundam seus companheiros com força e conhecimento, ajudando-os a viver a sua vida de forma independente e livres de medo.



Flor de Lótus - flor sagrada que simboliza pureza, perfeição, sabedoria, paz, prosperidade, fertilidade, renascimento, energia e sensualidade, símbolo da harmonia cósmica. É um dos símbolos mais ilustrativos do budismo.




4 Elementos - representação dos 4 elementos que compõem o mundo e a natureza. Somos compostos por eles - Água, Fogo, Terra e Ar - então estar em harmonia com os elementos base de nossa criação, é um desafio diário.



Há inúmeros símbolos que podem ser trazidos para o universo das joias e beneficiar os seus usuários. Se você gosta de adornos especiais, que carregam significados, ou se quer presentear alguém muito estimado, ou ainda, se quer eternizar um momento, joias cabem em todas essas ocasiões. Pesquise sobre os símbolos esculpidos nas joias antes de adquiri-las.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page