top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

PÁSCOA UM RITUAL DE PASSAGEM

Comemorada em várias religiões, a Páscoa além de celebrar a ressurreição de Cristo para os cristãos, e o êxodo dos Israelitas do Egito para os Judeus, segundo Blavatsky ela é a estação espiritual da purificação e da libertação.


Um ritual de passagem.


A Páscoa cai no primeiro domingo após a lua cheia que acontece depois do equinócio da Primavera no Hemisfério Norte, e do equinócio do Outono no Hemisfério Sul, abrindo grandes portais energéticos. É a época ideal para entrar em contato com energias que transfiguram a vida.



Celebrações Pascais são feitas ao redor do mundo, de diferentes maneiras através dos olhos de diferente povos e culturas.


Na Bélgica e na França, por exemplo, os sinos não são tocados entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, de acordo com a lenda os sinos voam para Roma e ao voltarem deixam cair os ovos que encontraremos no Domingo! Então as crianças produzem ninhos de palha, na esperança de que o coelho deixe muitos ovos.



Na Bulgária, antes da Páscoa, as famílias búlgaras se dedicam a uma série de preparativos especiais. Uma das tradições mais populares é a confecção de pão ritualístico chamado "Paskha", que é decorado com símbolos cristãos e servido durante a ceia de Páscoa. Além disso, ovos são pintados à mão com cores brilhantes, em geral vermelho, e padrões intricados, simbolizando a ressurreição e a vida nova.




Na Índia, assim como em outras partes do mundo, as famílias indianas se dedicam a preparativos especiais para a Páscoa. Isso pode incluir a limpeza e decoração das casas, a confecção de alimentos tradicionais e a pintura de ovos de Páscoa. Em algumas regiões, também é comum que as pessoas comprem doces e presentes para compartilhar com amigos e familiares durante a temporada festiva.



Neste mesmo período na Índia os hindus realizam o festival Holi, para relembrar o surgimento do deus Krishna. A população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos! É comum os donos da casa marcarem a testa dos convidados com um pó colorido.



Embora o Holi e a Páscoa sejam celebrações distintas com origens e significados diferentes, há algumas semelhanças entre elas. Ambos os festivais ocorrem na primavera do hemisfério Norte, período associado à renovação, vitalidade e alegria. Além disso, tanto o Holi quanto a Páscoa são momentos de união familiar, solidariedade comunitária e celebração da vida.


Para os Judeus a Páscoa, conhecida como "Pessach" em hebraico, é uma das festas mais importantes do calendário judaico, comemorada anualmente para celebrar a libertação dos filhos de Israel da escravidão no Egito, conforme descrito na narrativa do Êxodo na Bíblia hebraica.


A comemoração da Páscoa pelos judeus envolve uma série de rituais e práticas que lembram e recontam essa história fundamental para a fé judaica.




No Brasil a comemoração da Páscoa é uma mistura de tradições religiosas com costumes culturais e comerciais. Embora seja uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa também é uma oportunidade para reunir famílias, trocar presentes e desfrutar de doces e alimentos típicos.



A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um período de observância religiosa para os cristãos brasileiros. Durante essa semana, muitas igrejas realizam serviços especiais, procissões e encenações da Paixão de Cristo para relembrar os eventos que levaram à crucificação e ressurreição de Jesus.



Assim como em outros países, os brasileiros preparam-se para a Páscoa decorando suas casas com símbolos pascais, como ovos, coelhos e flores. As famílias também costumam fazer a limpeza da casa e preparar refeições especiais para compartilhar durante a festividade, as crianças montam seus próprios ninhos com o intuito de que o coelho venha e deposite seus ovos ali!


Nessa Páscoa tire um tempo para reconectar o seu eu interior, se liberte de todos os pensamentos que te afligem e seja a mudança que você busca!


É tempo de novos recomeços, aproveite a passagem pelos portais energéticos!

 

Por que o coelho?


A associação do coelho com a Páscoa tem raízes em antigas tradições pagãs, especialmente na Europa, que foram posteriormente incorporadas à celebração cristã da Páscoa. Aqui estão algumas razões históricas e simbólicas que contribuíram para a associação do coelho com a Páscoa:


1. Fertilidade e Renovação: Na cultura pagã, o coelho era frequentemente associado à fertilidade e à chegada da primavera (para o hemisfério Norte). Como os coelhos são conhecidos por se reproduzirem rapidamente e terem grandes ninhadas, eles se tornaram símbolos de fertilidade e renovação. A Páscoa, celebrada na primavera, época de renascimento da natureza após o inverno, adotou essa simbologia de fertilidade e vida nova.

2. Antigas Tradições Germânicas: Na Alemanha, há registros de uma antiga deusa da primavera chamada Eostre ou Ostara, que era associada à fertilidade, renascimento e ao nascer do sol. Segundo algumas lendas, Eostre transformou um pássaro em um coelho, e o coelho continuou a carregar ovos como símbolo de fertilidade. Essa tradição foi adaptada e incorporada à celebração da Páscoa.

3. Tradições Cristãs: Com o passar do tempo, muitos dos símbolos e tradições pagãs foram assimilados pela cristandade. A Páscoa cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, foi associada à ideia de renovação e vida nova, compartilhando alguns paralelos simbólicos com as tradições pagãs da primavera. Assim, a figura do coelho, símbolo de fertilidade e renascimento, foi incorporada à celebração da Páscoa.

4. Popularização Moderna: A associação do coelho com a Páscoa foi ainda mais fortalecida com o tempo, especialmente através da literatura, contos infantis, mídia e tradições populares. A imagem do "Coelho da Páscoa" que traz ovos coloridos e doces para as crianças se tornou um símbolo amplamente reconhecido e aceito da celebração da Páscoa em muitas culturas ao redor do mundo.


Em resumo, o coelho se tornou um símbolo da Páscoa devido à sua associação histórica com a fertilidade, renovação e vida nova, além de ter sido incorporado às tradições pagãs e cristãs que envolvem essa festividade.


É dia de ritualizar, use peças com simbologias que aumentem a conexão com sua crença, e sinta-se renovado!

 


 Conheça nosso site, Joias com muita simbologia e significado, você pode adquirir além de uma Joia linda uma Joia poderosa - ir para o site: Joalheria Alternativa.


feliz páscoa


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page