top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

VOCÊ SABE COMO SURGIU O FERIADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA?


Nossa Senhora Aparecida



Dia 12 de outubro é feriado nacional no Brasil, pois é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, importante para a tradição católica brasileira. Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil. Padroeira significa protetora ou a quem é dedicada uma localidade.


A Cidade de Aparecida no estado de São Paulo


Em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia trabalhavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, mas não estavam conseguindo pescar nenhum peixe. Após várias tentativas eles “pescaram”, das águas escuras do Rio Paraíba, uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, rio abaixo, a cabeça. Em seguida as suas redes abundavam em peixes. A esposa de Domingos e irmã de Felipe, Silvana da Rocha Alves reuniu as duas partes com cera e a colocou num altar na casa da família, agradecendo o milagre do peixe à Nossa Senhora. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem. Como a santa foi "aparecida", a alcunha logo pegou. A pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade - Aparecida.


Dezessete anos depois, foi construída a primeira capela que se tornou local de peregrinação para os viajantes.


Em 1868, a Princesa Isabel foi a Aparecida pedir a Nossa Senhora para ter um filho, pois estava casada há 4 anos e não conseguia engravidar. Em 1875 e 1878 teve três filhos e garantiu a sucessão imperial. Em 1888, conta-se que a princesa retornou ao santuário e ofertou à imagem um manto azul e uma coroa de diamantes e rubis. A princesa herdeira da coroa imperial, doou a coroa, pois o Brasil se tornou república e, num ato simbólico, ela transferiu a coroa para a santa. Mas essa coroação não fez de Nossa Senhora a padroeira do Brasil, oficialmente, só ocorreu em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio, quando ela foi proclamada rainha do Brasil e sua padroeira.


Feriado Nacional


No entanto, somente 50 anos depois, que o dia 12 de outubro foi decretado feriado oficial no país, pela Lei n° 6.802 de 30 de junho de 1980, sancionada pelo presidente João Figueiredo, último presidente da ditadura militar, esse foi o dia em que o primeiro papa veio ao Brasil. A partir de 1980, ficou declarado feriado nacional o dia 12 de outubro - dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


De acordo com historiadores, a escolha da data não foi aleatória e sim porque o dia 12 de outubro já era uma data importante: em 1492, Cristóvão Colombo chegou no continente americano; em 1822, dom Pedro I, após a independência do Brasil, foi aclamado imperador do Brasil e é também o dia do seu aniversário.


O Santuário de Nossa Senhora Aparecida


Iniciou em 1946 a construção do Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida, que fica na cidade de Aparecida no estado de São Paulo.


O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil em 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. E o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Aparecida.


Hoje, Aparecida é o principal ponto turístico religioso do país, todos os anos, milhões de romeiros se dirigem ao santuário, que recebeu os três últimos papas do catolicismo: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Muitos vão para pagar promessas, já que são atribuídos diversos milagres à santa. No feriado dedicado à padroeira, o local costuma ser visitado por mais de duzentas mil pessoas.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page