top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

AFINAL, EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE OS SIGNOS DO ZODÍACO E AS ESTAÇÕES DO ANO?


Preparação para a Estação Primavera


A criação dos signos reúne crenças de diversas civilizações, como os babilônicos, gregos, egípcios e romanos.


Na Astrologia, o conceito de signo está relacionado às estações do ano, que são determinadas por fenômenos astronômicos conhecidos como Equinócios e Solstícios. Como são quatro estações ao longo de um ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) e cada uma delas tem começo, ápice e fim, então, temos os 12 signos do zodíaco (Leia aqui).


O horóscopo ocidental é composto por 12 signos e o ano astrológico:

  • Começa quando o Sol ingressa no signo de Áries:

    • No Hemisfério Norte - com o Equinócio da Primavera;

    • No Hemisfério Sul - com o Equinócio de Outono.

  • Termina quando Sol completa a sua passagem pelo signo de Peixes:

    • No Hemisfério Norte - termina com o final do Inverno;

    • No Hemisfério Sul - termina com o final do Verão.

O Solstício e o Equinócio são fenômenos astronômicos que acontecem quatro vezes no ano e registram o início das estações.

  • Nos Solstícios (significa sol parado), o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar. O hemisfério que recebe maior incidência de raios solares (que estão em direção ao Trópico de Capricórnio) é o que entra no verão - Solstício de verão, que ocorre:

    • No mês de dezembro no Hemisfério Sul;

    • No mês de junho no Hemisfério Norte.

  • Nos Equinócios (significa noite igual ao dia), os hemisférios estão perpendiculares ao Sol e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade, o Sol incide sobre a linha do equador, ou seja, na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios, de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos Sol, como acontece nos solstícios. Equinócio da primavera ocorre:

    • No mês de março no Hemisfério Norte;

    • No mês de setembro no Hemisfério Sul.


Entender a relação dos signos com as estações nos ajuda a aprofundar o conhecimento que temos de nós mesmos e a enxergar a origem de algumas características do zodíaco com mais clareza (Leia aqui).

São, portanto, quatro estações no ano, cada uma delas divididas em três meses, ou em três signos. Cada estação tem início em um equinócio ou solstício. Cada estação tem início exatamente quando o Sol ingressa em um signo cardinal, marcando o início de uma nova fase. Cada estação tem seu ápice durante o trânsito do Sol por um signo fixo, que potencializa e marca a manutenção daquele clima. O último mês de cada estação ocorre durante o trânsito astrológico do Sol por um signo mutável, que permite a transição de uma fase para a seguinte (Leia aqui).

Desta forma, os signos do Zodíaco podem ser divididos de acordo com três diferentes grupos de energia: fixo, mutável e cardinal (Leia aqui).

  • Energia Cardinal (signos: Áries, Capricórnio, Câncer e Libra) - trata-se de uma energia voltada para a solução de problemas e tomada de iniciativas tanto na vida pessoal quanto no campo das profissões. Pessoas nascidas sob um signo do grupo são ativas, intensas, dinâmicas, mas podem ter certa dificuldade em ousar e ser criativas;

  • Fixa (signos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário) - como a própria denominação indica, é a energia que garante manutenção, conservação e resistência. Diante de um desafio na vida, por exemplo, pessoas nascidas sob um signo deste grupo enfrentam os obstáculos de forma firme e segura, sem nunca fugir do problema;

  • Energia Mutável (signos: Virgem, Sagitário, Peixes e Gêmeos) - é a que estabelece a capacidade de uma pessoa em se adaptar a diferentes situações, sem sentir a necessidade de realizar mudanças radicais na vida. Quem nasce sob um signo deste grupo busca constante aperfeiçoamento e estão sempre em busca de novas metas e objetivos.

Não existem signos que são melhores ou piores, todos os signos têm características positivas e negativas. Pois todos têm o lado iluminado e lado escuro.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page