top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoalheria Alternativa

HISTÓRIA DO SÍMBOLO FLOR DE LÓTUS

Atualizado: 23 de ago. de 2022


Flor de Lótus sua história e simbolismos

Anel Flor de Lótus



A flor de Lótus em todo o Oriente é reverenciada como símbolo de pureza e de espiritualidade, já que suas folhas e suas flores saem imaculadas do lodo. Ou seja, as suas raízes estão na lama de lagos e lagoas e ela submerge sem se sujar, florescendo com grande beleza. Portanto, também representa a beleza e o distanciamento. O significado dela advém do fato dela enfrentar a escuridão e florescer limpa.

Na crença hindu, simboliza a beleza interior: não se liga com aquilo que rodeia, apesar de estar no mundo. Já na cultura egípcia, simboliza o nascimento e o renascimento pois ela abre e fecha de acordo com o movimento solar. Então, à noite as pétalas se fecham e a flor mergulha debaixo d’água e, ao amanhecer, ela ressurge e abre as pétalas novamente.

Além disso, a flor de Lótus tem características bem peculiares como manter o seu calor interno em torno de 35 graus, a mesma temperatura do corpo humano. Além disso, as suas sementes podem ficar mais de 5 mil anos sem água, esperando a condição ideal de umidade para germinar. História da Flor de Lótus

  • Na lenda do Budismo, quando Sidarta Gautama, antes de se tornar Buda, deu os seus primeiros passos na terra, sete flores de lótus brotaram. Cada passo representa um degrau no crescimento espiritual. Em meditação os Budas são representados sentados sobre a flor de Lótus (postura de Lótus). Além disso, a visão espiritual na meditação está simbolizada pela abertura das suas pétalas. Ou seja, elas podem estar totalmente abertas, fechadas ou semi abertas, dependendo do estágio espiritual;

  • Na lenda do Hinduísmo, quatro lendários irmãos (o fogo, a terra, a água e o ar) se reuniram para uma conversa à beira de um lago tranquilo e comentavam como eram raros os momentos de estarem juntos. Eles não tinham muito tempo para encontros familiares, pois estavam presos aos seus ofícios. Então, a água lembrou-lhes que estavam cumprindo a lei divina. Aproveitaram o momento para contar uns aos outros o que haviam feito durante o tempo que não se viam. Antes de se despedirem, decidiram deixar uma recordação do encontro deles. Assim, queriam criar algo que tivesse a contribuição de todos os irmãos e tivesse harmonia e beleza.

Significados do símbolo

Sentados a beira do lago, vendo as suas imagens refletidas, um deles sugeriu que usassem o lago como origem. Então, escolheram uma planta que tivesse as suas raízes rente à terra, crescesse pela água e chegasse à plenitude do ar. Assim, cada uma ofereceu o seu dom para a Flor de Lótus:

  • A terra alimentaria as raízes;

  • A água forneceria a linfa para dar força para o crescimento da haste;

  • O ar ofereceria as melhores brisas, atraindo a flor;

  • O fogo a presentearia com seu calor, trazendo a beleza das cores. E juntos trabalharam cada detalhe e quando finalizaram despediram-se com alegria. Assim, deixaram sobre o lago a beleza da flor de Lótus que se abre ao sol nascente. Assim, ao invés de punir o ser humano por causa de sua ingratidão, deixaram-lhe uma lembrança da pureza da criação e da perfeição que o homem pode um dia alcançar;

  • Na lenda egípcia está no interior das pirâmides e nos palácios egípcios. Era relacionada a criação e ao umbigo do deus Vishnu, de onde teria nascido uma brilhante flor de Lótus e dela teria surgido outra divindade - o Brahma, criador do cosmo e dos homens. Outra lenda indica que o deus do sol Hórus também nasceu da flor de Lótus.

Use a força da flor

A flor de Lótus para a ciência é um mistério, pois não se explica a característica que ela tem de repelir microorganismos e partículas de pó. Para o universo da espiritualidade produz força, energia e simboliza a pureza do corpo e da mente. Pois a água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais. Já a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

A imagem da flor de Lótus é tão bonita que é representada com frequência em joias e tatuagens. Com o intuito de requintar a sua imagem e, também, de carregar os seus poderes simbólicos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page